quinta-feira, 15 de maio de 2014

Capitulo LXXXII. A Cobertura

 Estamos no dia 13 de maio de 2012, tempo  real da história.
Observação das 9:25 e das 15:52 
hoje vamos poder maravilharmos-nos com pormenores que nos vão enriquecer (nestes tempos (2014) de empobrecimento politico) sobre o conhecimento destas simpáticas ocupantes de um pedaço do meu beiral tendo, como sabemos,  instalado aí o seu condomínio que eu, muito atento, observo.

vemos aqui uma situação da azáfama diária que as vespas muito cuidadosamente desenvolvem: uma delas está a alimentar uma larva (cabeça dentro do favo, outra dá forma ao casulo com o seu abdômen, outra modela os bordos do favo com a mandíbulas

mas a maravilha do dia é este primeiro fechamento de uma larva dentro do favo, com uma camada branca, hoje podemos ver aqui que a larva terminou um processo, em era alimentada pelas vespas,  e vai-se iniciar outro em isolamento. " a casa ganhou cobertura" que é segregada pela própria larva.

  fui buscar o espelho auxiliar para nos dar uma visão  de outro ângulo e o que se vê é isto
  uma série de favos com as larvas evoluindo sob a laboriosa e cuidada atenção das vespas trabalhadoras

 aqui podemos ver uma delas modelando, ou "plastificando"  os favos. Com as mandíbulas elas vão processando continuamente uma espécie de "oleado"  que dá um aspecto plástico ao favo.
  aproximei-me mais um pouco para ver melhor estes pormenores e padrões das Vespas, mas a esta hora da tarde, com o sol a dar mais energia, fizeram-me sentir que estava incomodar

 esta vespa veio para mim com este ar ameaçador que intimida, ou será que posa para a foto,  como podem ver. Pelo sim ou pelo não, eu respeito a advertência e fico-me por aqui. O que observei hoje já valeu a pena. Amanhã veremos....
 continua...
 Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário

deixe a sua ferradela