quarta-feira, 24 de abril de 2013

Capitulo XLVII. mais uma tentação de manga e mel

 Estamos a 22 de Abril, 2012, tempo real da história.

Este dia foi muto proficuo em observações, tenho difuculdade e escolher os momentos a partilhar aqui convosco, pois já há, eu sinto isso não sei elas sentem como eu,  como que uma simbiosa e sinto-me naturalmente ali a observar.
pela manhã continuava a labuta à volta do ninho.

  pelo meio da manhã apanhei o ninho abandonado, assim sem qualquer vigilância o que até agora nas minhas observação era raro, havia sempre uma atenta vigilante.


tinha tempo, observei como disse em pormenores nunca antes visto, como este perfil em que se dá conta da altura do condomínio dasvespas. o meu beiral é um segundo andar. 


Hoje tentei as minha comensais, aqui do beiral, com uma tira de manga e uma concha de mel. recordam-se de que ainda não temos, neste momento,  um dado certo do que elas se alimentam. parece que não foi muito tentador
 ainda temos o resto do morango já bastante seco mas não comido.

aqui uma pose especial que serve de capa à nossa crónica e m que se vê em pormenor a particularidade das manchas, dizem que há uma certa individualidade nas suas marcas. vams estar atentos a esse pormenor.


aqui um momento em que uma das vespas se "lança" para o favo onde nidifica uma larva, adianto que deve ser momento de limpeza.

... o dia 22, continua ...
 Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário

deixe a sua ferradela