segunda-feira, 22 de julho de 2013

capitulo LXXVII está calor? liga-se o ar condicionado

 Estamos a 10 de Maio de 2012, tempo real da história.
 Observação das 13:50
um dia quente, partucularmente quente. Chego a esta hora para observar e o sol castiga  mesmo, o que estárá a acontecer, pensava eu ao chegar. Havia três vespas afanosamente a trabalhar no interior dos casulos que nem deram por mim, o que é estranho, pois sempre há uma vigia, hoje não. É do calor tá visto

 de seguida uma delas, a que vemos em primeiro plano, agita as asas com uma velocidade que faz sentir o zoar com intensidade. É isso mesmo o calor está a prender toda a sua atenção. É o perigo maior para as larvas, a temperatura tem de estar a um nível sustentável, logo o "cusca" que chegou não é, neste contexto, perigo
 entretanto apanhamos o chegar de outra vespa, reparem na elegância deste aterrar, são agora 4 vespas e a "ventoinha" continua a fazer girar o ar.

 nesta foto consegui "apanhar" o movimento, dá para perceber a forma como a vespa se agarra aos favos, acreditem que parece que ela vai levantar voo levando consigo a estrutura tal é o siom que faz, se o ouvisse noutro contexto arrepiava-me, mas como julgo conhece-las...
como as asas parecem invisiveis, podemos parar e observar em plenitude os padrões que a identificam, se tivermos paciência e memória de certeza que vêmos diferenças, nesta e noutras que tenhamos visto, nos padrões que as individualizam.

a azafama continua. Tentei espreitar as larvas, parecem bem, pelos vistos estas tarefeiras sabem o que fazer

a uma velocidade estonteante elas cirandam de favo em favo que por vezes é dificil de fixar o seu movimento

 estou muito próximo, e naõ tenho agora palavras para descrever o meu encantamento, é lindo de vre este movimento... alto.

uma das vespas parou e fixou-me....
Sinto que estou a atrapalhar.
 até logo.
... continua..
 Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário

deixe a sua ferradela